Por Fabíola Castro
Neste dia 16, a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo. Foi em 16 de julho de 1251 que Nossa Senhora do Carmo apareceu para São Simão Stock. Ele estava sendo perseguido por muçulmanos, assim como outros da Ordem dos Carmelitas, um grupo religioso. Quando ele pediu um sinal de proteção de Maria, recebeu de suas mãos o “escapulário”, como sinal de união com a Mãe de Deus. A Virgem do Carmelo deu a ele o escapulário e disse: “Eis aqui um sinal de minha aliança”.
O escapulário é um objeto de devoção, que tem um cordão longo ligando duas imagens: uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora do Carmo. Escapulário vem do latim e significa “ombros”, então é um objeto que se usa sobre os ombros. Usar o escapulário é um sinal de proteção de Nossa Senhora conosco e um símbolo de nossa devoção por Ela.
Nossa Senhora do Carmo inspiradora da educação em Colégio de JF
Em Juiz de Fora, o Colégio Nossa Senhora do Carmo pertence à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Congregação brasileira fundada em 1889. O Carmo é uma escola particular tradicional na cidade, e faz parte de sua história há quase 70 anos. Atualmente, o Colégio conta com cerca de 750 alunos, e oferece o ensino desde o Maternal II até a Terceira Série do Ensino Médio.
A Coordenadora de Ensino Religioso do Colégio, Irmã Sebastiana Pires, comenta sobre a inspiração de Nossa Senhora do Carmo.
O estudante João Pedro Leal Vieira tem 9 anos e está no 4º ano do Colégio do Carmo. Ele fala do exemplo de Nossa Senhora que inspira os alunos no dia a dia de estudos e aprendizado.
O Colégio Nossa Senhora do Carmo que fica no Bairro Santa Helena, depois de celebrar a Novena em honra de sua patrona, finaliza as festividades com a Santa Missa festiva às 9h, neste sábado (16).
Comunidades celebram a Virgem do Carmelo
Também celebra a sua Padroeira com a Santa Missa às 9h e procissão na Catedral Metropolitana, no Centro de Juiz de Fora, o Sodalício da Ordem Terceira do Carmo (OTC).
Na Capela Nossa Senhora do Carmo do Bairro Jardim Natal, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, neste sábado (16), haverá às 19h, Celebração festiva e funcionamento de barraquinhas. A programação segue no domingo (17), às 9h30, com a celebração de encerramento da festa com a bênção do Santíssimo e às 14h30, um Festival de Prêmios. A capela fica na Rua Antônio Bernardo, 259.
Na Capela Nossa Senhora do Carmo, do Bairro Granjas Apollo, pertencente à Paróquia São Pio X, a programação festiva começou pela manhã e ainda haverá às 17h, o Santo Terço, 19h – Missa Solene e logo após, Evangeliza Show. A capela fica na Rua Marciano Pinto, 1996.
Na Comunidade Nossa Senhora do Carmo do Bairro Santo Antônio, pertencente à Paróquia Santo Antônio do Paraibuna, terá ás 19h30, a Missa. A comunidade fica na Rua Roque Falci, 170.
Na Igreja Nossa Senhora do Carmo em Ribeirão do Carmo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Estradas, neste sábado (16), acontece às 15h, a Missa e às 16h, um Show de Prêmios. A igreja fica no Granjeamento Ribeirão do Carmo (próximo ao Distrito de Valadares).
A Ermida São José e Santa Terezinha, também chamada de Centro de Evangelização Senhor Arthur Barbosa (Cesab), no Bairro Ponte Preta, em Santos Dumont (MG), tem programação festiva desde cedo, celebrando Nossa Senhora do Carmo com o sábado Mariano:
*6h – Alvorada festiva com o badalar dos sinos
*Das 9h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
*Das 13h às 14h – Atendimento de confissões
*14h – Procissão com Nossa Senhora do Carmo e caminhada
*15h – Missa Solene
*16h30 – Banho penitencial e unção com óleo perfumado
*18h – Oração do Ângelus.
*Com informações de A12.
Comments