top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Vida de abelha: Coordenadora do Meliponário do Jardim Botânico explica curiosidades no 'Você sabia?'

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro

Foto: Raul Mourão/UFJF

Você já parou para pensar como as abelhas produzem mel? A gente foi saber com quem entende. O 'Você Sabia' contou com a participação da coordenadora do Meliponário do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professora, Ana Paula Gelli de Faria. Primeiro ela explica o que é o mel e como é o processo das abelhas para a produção.



Em média, uma abelha produz 1/12 de uma colher de chá de mel ao longo da vida. Para colocar isso em perspectiva, duas colheres de sopa seriam suficientes para abastecer todo o voo de uma abelha ao redor do mundo.


Uma colmeia típica pode produzir cerca de 45 quilos de mel por ano. Para produzir um único quilo do alimento, uma colônia de abelhas precisa coletar néctar de aproximadamente 2 milhões de flores. Existem aproximadamente 20 mil espécies de abelhas na Terra, no entanto, nem todas produzem mel, como explica a professora Ana Paula Gelli de Faria.


Outra coisa curiosa é que há diferentes tipos de mel. A professora Ana Paula explica o que causa essa variação.



Aí vem a pergunta: a gente pode fazer igual o ursinho Puff, coletar o mel e comer na hora?





Foto: Raul Mourão/UFJF

Recentemente foi criado um meliponário no Jardim Botânico. E quem visita o local percebe que há diferentes caixinhas e uma curiosidade: você sabia que existem abelhas que preferem viver sozinhas? A coordenadora do Meliponário e professora, Ana Paula Gelli de Faria conta sobre este comportamento.





A Professora Ana Paula conta também sobre o Meliponário e a Trilha do Mel, recentemente criados no Jardim Botânico.



Ela destaca como o espaço será utilizado para apresentar e destacar a importância da espécie de abelhas nativas sem ferrão.




No caso da abelha sem ferrão, quem manda são as fêmeas, como explicou Ana Paula.




Foto: Raul Mourão/UFJF

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare


bottom of page