Por Rádio Catedral
A UFJF já se adaptou à nova legislação que ampliou o período de licença parental para estudantes de graduação e pós-graduação, aumentando o afastamento para 180 dias em casos de nascimento ou adoção de filhos. O objetivo da lei é oferecer suporte mais abrangente durante o início da vida do bebê ou da criança recentemente adotada, substituindo a antiga legislação, que previa apenas 120 dias. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria, destaca a importância de se ter um período adequado para os cuidados iniciais da criança.
Priscila destaca que a intenção é que a aluna possa se dedicar ao cuidado à família, sem prejudicar os prazos inerentes ao curso que frequenta.
Desde 2023, a UFJF já oferecia essa extensão de licença para alunos com bolsas de pós-graduação. A decisão de ampliar o prazo para 180 dias foi resultado de discussões com conselheiros durante a elaboração do novo regulamento interno.
Além disso, a nova lei prevê um afastamento de 12 meses para pais de crianças ou adolescentes com deficiência. Em casos de internação hospitalar do filho menor de idade, o projeto garante uma prorrogação adicional de 30 dias.
Comments