Por Fabíola Castro
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as síndromes que mais acometem trabalhadores brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Quando há a utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e a falta de tempo para recuperação, posturas inadequadas, dentre outros fatores, as lesões podem aparecer e prejudicar a vida das pessoas, principalmente no trabalho.
A fisioterapeuta, professora do curso de Fisioterapia da Estácio, Giovanna Barros, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 7, falou sobre esses temas e deu dicas para prevenção dessas lesões.
Confira:
O que é a LER e DORT?
Quais sintomas podem surgir com as lesões por esforço repetitivo?
Como é feito o diagnóstico para essas lesões? E depois como se dá o tratamento?
O que pode causar essas lesões?
A Ler/Dort podem limitar as atividades diárias de uma pessoa?
Quais são as recomendações para que a pessoa se previna dessas situações de lesões por esforço repetitivo?
Existem exercícios, alogamentos simples que a pessoa possa fazer sozinha, sempre que passa muito tempo numa posição, sentada, fazendo o mesmo esforço?
Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as síndromes que mais acometem trabalhadores brasileiros. Quais as suas considerações?
Como você destacou prevenir é sempre o melhor remédio e assim é também com aquelas lesões que podem aparecer por esforços repetitivos que fazemos no nosso dia a dia, no nosso trabalho. Estar em movimento da forma correta para preservar também a nossa saúde como um todo! Obrigada pela sua participação!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, que foi celebrado no último dia 28 de fevereiro, visando alertar aos trabalhadores, empregadores e as autoridades a respeito da necessidade de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos. Isso também é saúde!
Comments