Por Rádio Catedral
Nesta sexta-feira (26), a Igreja Católica celebra a memória dos pais da Virgem Maria, São Joaquim e Sant'Ana, reconhecidos como avós de Jesus.
Em hebraico, Ana significa “graça” e Joaquim significa a “Javé prepara ou fortalece”. Alguns escritos apócrifos narram que Sant’Ana teria nascido em Belém e São Joaquim na Galileia.
Ambos eram estéreis. Mas apesar desta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus e foram abençoados com o nascimento da Virgem Maria já em idade avançada. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.
O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira destaca a importância de São Joaquim e Sant’Ana na formação de Nossa Senhora e reforça que o Papa Francisco aproveitou a festa para valorizar a presença dos avós e dos idosos nas famílias.
"A figura de Santa Ana recorda-nos de fato, a casa paterna de Maria; Mãe de Cristo. Lá veio Maria ao mundo, trazendo em si aquele extraordinário mistério da imaculada conceição. Lá era rodeada pelo amor e solicitude dos seus pais: Joaquim e Ana. Lá "aprendia" de sua mãe, de Santa Ana, como se é mãe".
A homilia do Papa São João Paulo II em 1978 é o tema do editorial com Padre Domício.
Celebração na Arquidiocese
Juiz de Fora
A Matriz da Paróquia Sant’Ana está aberta para adoração ao Santíssmo na Rua Afonso Celso, 95, no Bairro Vila Ideal e as festividades continuam à tarde, como relata o pároco, Padre Cássio Barbosa de Castro.
Além disso, começa a festa popular, com funcionamento de barraquinhas e apresentações cultuais, como explica o pároco, Padre Cássio Barbosa de Castro.
O pároco, Padre Cássio Barbosa de Castro, deixa uma benção para todos os ouvintes pela intercessão de Sant’Ana.
Ainda em Juiz de Fora, no bairro Santana, a Igreja Sant’Ana e São Joaquim, pertencente à Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima, abre a exposição dos 160 anos da construção da capela em honra à padroeira. E tem missa às 15h com a unção dos enfermos, seguida de Show de Prêmios, às 19h30, haverá Missa solene.
No sábado (27), está prevista missa ás 19h. E no domingo (28), a celebração começa às 8h com a missa com a catequese, segue com Show de Prêmios às 14h, e às 18h30 Procissão saindo da Capela Nossa Senhora dos Navegantes seguida de Missa solene. Todos os dias à noite, haverá funcionamento de barraquinhas. A comunidade fica na Rua Herman Toledo, 85.
Em Rosário de Minas, a Igreja Santa Ana na Fazenda Santana (Área Rural) celebra no sábado a padroeira a partir das 16h, com missa, seguida de procissão e quermesse.
Santana do Garambéu
Na cidade, o padre Ivair Carolino presidiu a vigília e a missa solene nesta manhã festiva e a programação em honra da padroeira segue com a presença do Padre Pierre, como destaca o pároco, Padre José Crispim Filho.
A programação continua no sábado (27) com missa festiva às 10h, homenagem dos cavaleiros e amazonas a são Francisco às 11h e procissão e missa festiva às 19h. No domingo (28), as missas festivas serão às 10h e 19h, com procissão à noite na Paróquia Sant’Ana na Praça Dom Justino, 230, no Centro.
Santos Dumont
A Paróquia São Joaquim e Santa Ana na Rua Francisco Brechó, s/nº no Bairro Córrego do Ouro, a comemoração começa às 17h30, com recitação do Terço na Igreja São João Batista, seguida de procissão em direção à Igreja Matriz. A missa solene às 19h será presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira e em seguida, apresentação cultural.
No sábado (27), a programação começa com missa às 19h e depois às 20h30 terá Quadrilha de São Joaquim e Sant’Ana. No domingo (28), a programação começa às 15h com leilão de gado e tarde de louvor; às 18h30 será a Bênção do Santíssimo e depois às 19h missa com bênção dos avós. Às 20h30, apresentação da Quadrilha da Catequese. E todos os dias haverá funcionamento de barraquinhas e festival de prêmios
Ainda em Santos Dumont, a Igreja Santa Ana, na Rodovia BR-040, Km 752, em Francesa (Área Rural), terá missa às 19h.
Santana do Deserto
, a Paróquia Santa Ana na Praça Dr. Mauro Roquete Pinto, s/nº, Centro, a celebração continua às 18h30, procissão seguida de Missa solene. Na sexta e no sábado, a programação termina com show de prêmios e apresentações culturais. No domingo, a missa das 10h será em ação de graças aos que trabalharam durante a festa. Às 12h haverá almoço e às 14h, Leilão de prendas e apresentações culturais.
Belmiro Braga
A Paróquia Santa Ana na Rua Nicola Falci, 28, no Centro, a programação em homenagem a São Joaquim e Santa Ana terá das 8h às 20h, a 1ª Festa do Queijo e Produtos Rurais de Belmiro Braga, que segue até domingo (28).
As celebrações religiosas também começam às 8h com a Caminhada da Fé saindo da Capela São Nicolau em direção à Matriz de Sant’Ana. Às 12h, haverá toque dos sinos nas igrejas da Paróquia. Às 18h30, procissão, Missa, queima dos pedidos e de fogos. Às 20h, leilão comestível e depois apresentação.
No sábado (27), às 15h – Passeio Ciclístico saindo da Capela São Nicolau e bênção na Matriz. Às 20h – Quadrilha dos Jovens seguida de apresentações culturais.
No domingo, às 6h – Alvorada com apresentação cultural, depois às 9h, carreata saindo da Capela de São Cristóvão na Vila Klabin, missa às 11h. às 12h, almoço e Bolo da Medalha, às 15h, Show de Prêmios e às 18h, apresentação cultural
Goianá
A Igreja Santa Ana no Assentamento Denis Gonçalves (Área Rural), termina o tríduo às 18h30, com Adoração, seguida de Missa. No sábado, haverá procissão e missa às 18h. E no domingo, às 9h, Carreata saindo da Igreja Matriz e missa às 10h.
São João Nepomuceno
A Igreja Santa Ana em Bariti, Área Rural, festeja a padroeira no dia 3 de agosto, com missa às 16h e depois, funcionamento de barraquinhas e brincadeiras com as crianças.
Comments