Por Rádio Catedral
Desde segunda-feira, dia 2, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais intensificou a vacinação contra a coqueluche nos 853 municípios do estado com a vacina dTpa.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, destacou que o objetivo é aumentar a proteção de públicos que lidam diretamente com grávidas, recém-nascidos e crianças de até três meses de idade, que ainda não receberam esta vacina.
O público-alvo da campanha inclui profissionais de saúde pública e privada, ambulatorial e hospitalar, especialmente aqueles que atuam em ginecologia, obstetrícia, parto, pós-parto, UTI, neonatal e pediatria, doulas e trabalhadores de berçários e creches que cuidam de crianças até 4 anos de idade, como explica Eduardo Prosdocimi.
Para se vacinar, os profissionais de saúde devem apresentar documento de identificação e de comprovação da sua atuação à unidade de saúde. Serão disponibilizadas 223.796 doses da vacina dTpa, que já estão sendo distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde (URS) em todo o estado, de acordo com a demanda de cada município.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2024, já foram notificados 991 casos suspeitos de coqueluche, sendo 439 confirmados e dois óbitos. Os dois óbitos foram de recém-nascidos cujas mães não tomaram a vacina dTpa durante a gravidez.
A vacinação é fundamental para prevenir a coqueluche, especialmente em crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias. A meta de cobertura recomendada para a vacina é de 95%. Entre janeiro e agosto de 2024, a cobertura vacinal das vacinas que protegem contra a coqueluche chegou a 87,6% para a vacina pentavalente e 87,62% para a DTP. Já a vacina dTpa para gestantes alcançou 94,02% de cobertura vacinal.
A coqueluche apresenta sintomas semelhantes aos de um resfriado, como coriza, febre leve e tosse, podendo evoluir para uma tosse mais severa, intensa e persistente, além de apresentar vômito pós-tosse e dificuldade para respirar. A doença é transmitida pelo contato direto com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas de saliva eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.
Kommentare