top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

São João Maria Vianney: o exemplo de fé e vocação do patrono dos sacerdotes

Por Roberta Oliveira

"O sacerdote é o amor do coração de Jesus."

Nesta sexta-feira, 4 de agosto, a Igreja celebra São João Maria Vianney, o patrono dos vigários. Por isso, é o Dia do Padre. No entanto, a celebração na Igreja Católica será no próximo domingo, dia 6, também lembrando a vocação sacerdotal dentro da programação de agosto, o mês das vocações.


São João Maria Vianney é um dos inspiradores vocacionais na Peregrinação Mariana e Vocacional em andamento na Arquidiocese. A relíquia do "Cura d'Ars", como ficou conhecido, está no relicário que visita as paróquias junto com o ícone de Maria, Mãe da Igreja.


Para entender como o camponês do interior da França superou as dificuldades e deu um testemunho forte de fé e da vocação, o Jornal Boa Nova conversou com Padre Miguel Souza Lima Campos, assessor da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Exercício intenso do chamado vocacional

O patrono de todos os vigários, São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, em 1786, e no período em que a França vivia a Revolução Napoleônica. Camponês de mente rude, era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial.


Graças à vida de piedade chegou ao sacerdócio, porque começou a ler e escrever com 18 anos e não acompanhava as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia.


E mesmo com esta dificuldade, Padre Miguel Souza Lima Campos, assessor da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Juiz de Fora, destacou que São João Maria Vianney teve uma vida simples, mas intensa de exercício do chamado sacerdotal.



Padre Miguel conta o impacto que o exemplo e testemunho de São João Maria Vianney teve junto à comunidade paroquial.

São João Maria Vianney morreu com 73 anos. Foi canonizado pelo papa Pio 11 em 1925, foi proclamado padroeiro dos sacerdotes e por isso, hoje é celebrado o Dia do Padre. Padre Miguel Campos lembrou a força da simplicidade da vida de São João Maria Vianney o tornou um exemplo para sacerdotes e devotos. Inclusive uma relíquia dele faz parte da Peregrinação Vocacional e Mariana em andamento na Arquidiocese.


Relíquia de São João Maria Vianney (1ª a direita) ao lado das relíquias de Santo Antônio, São Pio de Pietrelcina e da Beata Isabel Cristina Foto: Roberta Oliveira


Peregrinação Mariana e Vocacional


As paróquias recebem o Ícone de Maria, Mãe da Igreja e as relíquias de santos que representam as vocações:

  • São João Maria Vianney, vocação sacerdotal diocesana;

  • São Pio de Pietrelcina e Santo Antônio, que contemplam a vocação sacerdotal e religiosa;

  • Santa Teresinha, a vocação religiosa feminina;

  • São Luis e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha, a vocação matrimonial;

  • Beata Mártir Isabel Cristina, jovem, vicentina e a vocação leiga.


Confira também:


17 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page