Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
Neste sábado, 28 de outubro, é comemorado o dia de São Judas Tadeu, o padroeiro das causas impossíveis. Devotos na Arquidiocese estão em festa, principalmente no Santuário dedicado ao Apóstolo em Juiz de Fora.
Padre Laureandro Lima da Silva, pároco da Paróquia Santíssima Trindade, do Bairro Poco Rico, à qual pertence o Santuário São Judas Tadeu, fala sobre o tema principal da festividade em 2023.
A cada dia diferentes reflexões estão sendo feitas com os fiéis na preparação da festa do Padroeiro, como explica Padre Laureando.
Segundo Padre Laureandro, as comemorações em andamento na Arquidiocese também estão sendo lembradas durante a celebração de São Judas Tadeu.
Padre Laureandro convida para as celebrações que serão a cada 2h no dia do Padroeiro.
São Judas Tadeu é o patrono dos aflitos e padroeiro das causas desesperadas. Padre Laureandro Lima destaca a alegria da festividade do Padroeiro.
Outras celebrações
São Judas Tadeu também será celebrado em comunidades consagradas a ele nos bairros Jardim Emaús, São Judas Tadeu, Arco-Íris e Santa Rita em Juiz de Fora. E também em Rio Novo, São João Nepomuceno e Santos Dumont.
Confira:
28 de Outubro: Dia de São Judas Tadeu e São Simão
Simão, palavra hebraica que significa “zeloso”, tinha o cognome de Cananeu, derivado de Caná, aldeia da Galileia. Praticava a obediência, cumprindo os preceitos e compadecendo-se dos aflitos e necessitados. Trabalhava fervorosamente pela salvação das almas. Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha.
Judas, apóstolo, era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. O seu pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas era primo irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.
No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus lhe respondeu que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.
Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Depois foi para a Samaria e próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.
O apóstolo Judas Tadeu se tornou um mártir da fé. Os sacerdotes pagãos furiosos mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70. Sua imagem traz até hoje a palavra de Deus e um machadinho, símbolo de seu martírio.
São Fortunato, Bispo de Poitiers, no fim do século VI, indica estarem São Simão e São Judas Tadeu enterrados na Pérsia. Simão também foi martirizado por decapitação.
*Fonte: Canção Nova Santo do Dia.
Comments