O juiz-forano Luiz Maurício Dias da Silva disputa nesta quinta (8) a final do lançamento de dardo nas Olimpíadas de Paris 2024.
Por Rádio Catedral
Depois de 92 anos, um brasileiro está na final olímpica do lançamento de dardo: será o juiz-forano Luiz Maurício Dias da Silva, de 24 anos. A decisão será nesta quinta-feira (8), às 15h25, no Stade de France.
E quem acompanhou o desenvolvimento do menino ao atleta profissional está emocionado com o desempenho dele na primeira participação em Jogos Olímpicos.
A qualificatória foi marcada pela alegria e emoção dos integrantes do projeto de extensão Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde Luiz Maurício começou a praticar e se profissionalizou.
O coordenador, professor Jorge Perrout, destacou que o momento foi de expectativa e de preocupação na torcida pelo juiz-forano, que mostrou concentração e técnica na competição em Paris 2024.
Nos três lançamentos, superou 81 metros, sendo que o último foi a melhor marca da carreira e novos recordes brasileiro e sul-americano: 85,91 metros. Ele avançou com a sexta melhor marca entre os 12 finalistas.
Professor Jorge Perrout destaca a relevância de ter um atleta em uma prova onde o Brasil não tem tradição. Ele comenta as expectativas para o desempenho de Luiz Maurício na final.
Da natação ao dardo
O primeiro treinador professor Jefferson Verbena contou que a prática esportiva de Luiz Maurício começou com a natação até chegar ao atletismo.
Professor Jefferson Verbena destaca como o acompanhamento do projeto de extensão da UFJF permitiu o desenvolvimento adequado do talento de Luiz Maurício o que trouxe os resultados em várias competições.
O primeiro treinador comentou que a expectativa é de que Luiz Maurício repita o melhor desempenho em uma participação que já é histórica.
Luiz Maurício Dias da Silva atualmente é atleta do Praia Clube e do Exército Brasileiro.
Comments