Por Rádio Catedral
Juiz de Fora deve ganhar quatro novos viadutos. Esse foi o anúncio feito pela prefeita, Margarida Salomão, e a MRS Logística nesta última quinta-feira (25). As construções serão na Avenida Rui Barbosa, na Rua Teresa Cristina, na Avenida Coronel Vidal e na Rua Bernardo Mascarenhas. Também conforme anunciado será construída uma nova via, na Avenida dos Andradas, em trecho próximo à antiga estação ferroviária, atualmente Centro Cultural Dnar Rocha, e a Rua Professora Violeta Santos.
Durante a assinatura do protocolo de intenções das obras de intervenção rodoferroviárias no município, previstas na renovação do contrato de concessão da MRS junto ao Governo Federal, a prefeita Margarida Salomão destacou que são quatro viadutos que vão resolver problemas graves de mobilidade urbana na ligação Norte/Centro do município.
A prefeita também apontou que as intervenções vão seguir o padrão de urbanização do entorno do viaduto Helio Fádel Araujo.
Os benefícios das intervenções também foram apontados pelo diretor de Relações Institucionais da MRS Logística, Gustavo Bambini.
A chefe do executivo juiz-forano lembrou ainda do Viaduto Roza Cabinda, na Rua Benjamin Constant, construído com financiamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e com previsão de entrega até o mês de julho desse ano.
O evento foi realizado no gabinete da Prefeita e também contou com a presença da gerente geral de Relações Institucionais da MRS Logística, Rosa Cassar; da gerente de Relações institucionais de Minas Gerais da MRS Logística, Carla Costa; do secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David; do secretário de Obras, Lincoln Santos; e do secretário de Planejamento Urbano, Raphael Rodrigues.
Nota MRS sobre a construção dos novos viadutos
O objetivo das obras, de acordo com a MRS é melhorar o convívio entre a ferrovia e o trânsito da cidade, trazendo melhorias para o fluxo viário do município.
A pedido da prefeitura, a MRS contratou um estudo detalhado do tráfego local e de áreas adjacentes aos viadutos para que a proposta trouxesse mais segurança ferroviária e, ao mesmo tempo, fluidez na mobilidade urbana. O estudo apontou para as seguintes intervenções:
Viaduto Rui Barbosa: este projeto aponta para o direcionamento do tráfego fazendo a conexão entre a o futuro prolongamento da Av. dos Andradas e a Av. Rui Barbosa, e prevê o fechamento da passagem em nível localizada na Avenida dos Andradas. A previsão de conclusão da 1ª parte do projeto, que é o prolongamento da Av. dos Andradas, é para julho de 2026 e o viaduto Rui Barbosa deve ser concluído até julho de 2027.
Viaduto Teresa Cristina: este projeto aponta para o direcionamento do tráfego para a interseção da Av. Coronel Vidal e Rua Dr. Luiz Andrés com a Av. Bernardo Mascarenhas, e prevê o fechamento da passagem em nível localizada à Rua Teresa Cristina. Esta obra deve ser concluída até julho de 2028.
Viaduto Coronel Vidal: este projeto aponta para o direcionamento do tráfego para uma ligação da Av. Coronel Vidal com a interseção entre a Rua Bernardo Mascarenhas e a Eduardo Weiss. Esta obra deve ser concluída até julho de 2029.
Viaduto Bernardo Mascarenhas: este projeto aponta para o direcionamento do tráfego a uma ligação entre a interseção da Rua Bernardo Mascarenhas e Rua Gen. Gomes Carneiro com a Av. Coronel Vidal. Esta obra deve ser concluída até julho de 2030.
"Os detalhes sobre todas essas obras ainda estão sendo discutidos entre a MRS e a Prefeitura de Juiz de Fora. Esses empreendimentos reforçam o compromisso da MRS em investir em soluções de segurança e no esforço da companhia em reduzir os acidentes com trens. Logicamente, todos esses investimentos também geram empregos e receita para o município, o que é muito importante”, ressalta Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS.
Comments