Por Rádio Catedral
A Fiscalização de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular de Juiz de Fora está intensificando as ações para combater o comércio irregular no Centro da cidade. A operação, batizada de Comércio Legal, utiliza tecnologia avançada e medidas inovadoras para organizar o comércio popular na região.
As ações contam com monitoramento em tempo real, realizado diretamente da sala de situação, por meio de câmeras com inteligência artificial, além de drones que realizam voos diários para identificar atividades irregulares. Os fiscais também estão presentes em uma base fixa na área central, reforçando a fiscalização.
Nesta semana, a operação resultou na apreensão de 18 óculos e 15 caixas de morangos, além de uma barraca, todos sem a devida licença para comercialização. Esses produtos foram considerados impróprios para consumo e serão inutilizados. Os responsáveis receberam autos de infração no valor de R$ 1.080 reais cada.
A fiscalização está sendo intensificada após a Prefeitura de Juiz de Fora implementar um edital para regularizar o comércio popular no Centro, após mais de 30 anos sem um processo licitatório para esses espaços. Foram disponibilizadas 235 vagas para comerciantes.
A iniciativa foi conduzida pela Comissão Permanente de Acompanhamento do Comércio Popular de Rua, em parceria com diversas secretarias municipais, representantes de lojistas e associações de comerciantes populares.
Comentarios