Por Rádio Catedral
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou que vai conceder o título de Professor Doutor Honoris Causa ao padre Júlio Lancellotti, vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo sediada na capital paulista.
A homenagem foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Superior (Consu) da UFJF no mês de outubro. Padre Júlio Lancellotti já aceitou a concessão do título de Professor Honoris Causa por parte da UFJF; ainda não há uma data prevista para a entrega da honraria.
Proposta veio da Faculdade de Serviço Social
A proposta partiu da Congregação da Faculdade de Serviço Social. Conforme a solicitação, a trajetória de Padre Júlio Lancellotti tem relação direta com os princípios da UFJF, de “contribuição para o progresso da ciência e da sociedade, combate ao conservadorismo e defesa do pluralismo, da democracia e da liberdade de ideias e de vida em suas plenas acepções”.
Ainda segundo o pedido, o sacerdote tem atuação “veemente” em áreas de dedicação do Serviço Social brasileiro: “o enfrentamento das expressões da questão social, a defesa intransigente dos direitos humanos, a contribuição na construção de políticas públicas, a luta pela construção de uma sociedade igualitária”.
A produção intelectual e a participação na criação de políticas públicas são frentes de atuação de padre Júlio também destacadas na solicitação da Faculdade de Serviço Social. De acordo com o texto, no processo de elaboração do “Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua”, realizado em parceria entre a UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foram levadas em conta as críticas formuladas pelo sacerdote a documentos similares produzidos em São Paulo, tanto em relação à construção metodológica quanto às formas de abordagens e percepções da condição de rua.
Professor Honoris Causa
O título de Professor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido na vida pública ou na atuação pelo desenvolvimento da Universidade, do progresso das ciências, das letras e das artes.
A lista de professores Honoris Causa da UFJF conta com a presença de personalidades como o filósofo e educador Paulo Freire; o líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor Aílton Krenak; a historiadora e expoente do movimento negro Adenilde Petrina; o líder sindical e político Clodesmidt Riani; e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Comments