Por Rádio Catedral, com informações da Agência Brasil

Começou o outono no Brasil e, ao contrário do que muitos esperam, a previsão para os próximos meses é de temperaturas acima da média em grande parte do país.
A estação teve início oficialmente nesta quinta-feira, dia 20, às seis horas da manhã, e vai até o dia 20 de junho.
Conhecido por ser uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno mais frio e seco, o outono costuma ter céu azul intenso, menos chuvas e temperaturas mais amenas. Mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (o Inmet), este ano promete ser um pouco diferente, principalmente no Sudeste.
Na Região Sudeste, a previsão aponta para chuvas abaixo da média histórica, ou seja, teremos menos chuva do que o normal. Apesar disso, não dá para descartar a possibilidade de temporais localizados, principalmente nas áreas mais próximas do litoral, por conta da passagem de frentes frias pelo oceano.
E as temperaturas devem ficar acima do esperado para o período. Isso não significa que o friozinho não vai chegar! De tempos em tempos, algumas massas de ar frio vindas do sul do continente podem passar por aqui, derrubando os termômetros — especialmente nas cidades de maior altitude.
Outro destaque para o outono são os fenômenos típicos dessa estação, como nevoeiros, geadas no Sul e Sudeste, e até episódios de neve nas áreas serranas do Sul do Brasil.
Comments