Por Rádio Catedral
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais nas últimas 48 horas Juiz de Fora registrou 155 mm de chuva. Em 24 horas foram 118.8 mm. Com base na média histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa era de 170.3 mm para o mês, ou seja, o número representa mais de 91% do esperado para o mês na região central. O maior volume foi no bairro Santa Terezinha. O nível do Rio Paraibuna atingiu 3,03m.
A Defesa Civil informou que registrou 28 ocorrências em função da chuva até as 18h15 desta quinta (15). A maioria na Zona Leste, 16 delas. Dessas 28 ocorrências, 20 são de escorregamento de talude. E ainda ocorrências de trinca em muro de contenção; desabamento de muro de divisa; desabamento de muro de contenção; enxurrada; e rua danificada. De acordo com a Prefeitura, equipes atuam nas áreas afetadas.
A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, juntamente com subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Fernando Martins, pelas redes sociais falaram sobre a situação. Ouça:
Bombeiros
Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, por conta das chuvas das últimas 48 horas, na tarde desta quinta-feira (15), militares do 4º Batalhão foram acionados para atender a uma ocorrência de três pessoas ilhadas no interior de um veículo no bairro Democrata, o automóvel foi tomado pelas águas até a altura das portas. Ninguém ficou ferido, ainda conforme os bombeiros.
O Corpo de Bombeiros alerta:
Evite dirigir durante fortes chuvas;
Certifique que os pneus se encontram em bom estado;
Mantenha os limpadores de para-brisa em bom estado;
Evite correr e não faça ultrapassagens perigosas;
Mantenha uma distância segura de outros veículos;
Não circule em por locais inundados nem se aventure trafegando em enxurradas;
Fique sempre atento ao nível das águas, procure locais seguro e aguarde o momento mais adequado para voltar a dirigir.
Em caso de emergências, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Comments