Por Rádio Catedral
Foto: Divulgação/Raul Gonçalves
Até o dia 6 de dezembro, Juiz de Fora vai ser palco de uma rica e diversificada programação cultural, graças à Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, uma iniciativa da ONG Favela é Isso Aí, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Governo de Minas Gerais e a Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o apoio da Funalfa.
Desde 2019, o projeto seleciona grupos e artistas para participar, tendo contemplado mais de 250 grupos culturais em Minas Gerais. Em 2024, a mostra celebra seus 5 anos de parceria com a Fundação ArcelorMittal e os 20 anos da ONG Favela é Isso Aí com uma edição comemorativa que inclui uma exposição retrospectiva das edições anteriores, além de diversas atividades artísticas e educativas.
Este ano, 50 projetos foram selecionados para participar de exibições abertas ao público e realizar atividades junto a espaços comunitários e escolas públicas em João Monlevade, Juiz de Fora e outras sete cidades do Vale do Jequitinhonha e do Centro-Oeste mineiro.
Em Juiz de Fora, a programação inclui dança, música, oficinas, exposições, saraus e outras atividades realizadas nas comunidades locais, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e no Beco da Cultura.
Um dos principais objetivos da mostra é fortalecer, apoiar e divulgar as manifestações artísticas das comunidades, especialmente as periféricas, como explica Clarice Libânio, diretora executiva do Favela é Isso Aí.
Comments