De acordo com a prefeita, apenas estas intervenções vão solucionar problemas recorrentes causados pelas chuvas em regiões de Juiz de Fora.
Por Rádio Catedral
Após uma semana onde as chuvas causaram danos materiais em Juiz de Fora e em municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a Prefeita Margarida Salomão reforçou a meta de fazer obras de macrodrenagem em pontos críticos na cidade.
Nesta última quinta-feira, 12, a Defesa Civil registrou 10 ocorrências em relação às chuvas. De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o nível do Rio Paraibuna em Santa Terezinha estava em 3,03 cm, na medição realizada nesta sexta, 13, às 8h26.
A Câmara Municipal está realizando campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas pela chuva. Confira abaixo como participar. O Legislativo informou ainda que já recebeu a Mensagem em que o Executivo solicita autorização para contratar uma operação de crédito no valor de R$ 420 milhões para obras que visam solucionar problemas históricos ocasionados pela chuva o município.
"A população de JF merece viver em um ambiente em que os grandes problemas recebam grandes soluções"
Em vídeo publicado nesta quinta-feira, 12, nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão destacou que Juiz de Fora e a região estão vivendo as consequências do desastre climático.
Ela destacou que alguns dos pontos sensíveis de Juiz de Fora já sofreram consequências por causa das chuvas.
A prefeita falou que os projetos para macrodrenagem estão prontos para solucionar problemas recorrentes em bairros na cidade.
Mensagem já recebida pela Câmara
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) informou que recebeu na última terça-feira, 10, a Mensagem 4.544, em que o Executivo solicita autorização para contratar uma operação de crédito com o Banco Latino-americano de Desenvolvimento no valor de R$ 420 milhões. O recurso seria utilizado principalmente para mitigar problemas ocasionados pela chuva, no chamado Programa de Controle de Inundações com Requalificação Urbana e Soluções Baseadas na Natureza.
Na justificativa da proposta, reforça-se que, nos últimos anos, a cidade desenvolveu uma política associada à responsabilidade social e ao desenvolvimento urbano sustentável. “Oportunamente possui condições favoráveis à captação de recursos internacionais a um custo reduzido, além de alongamento do prazo de amortização, acarretando menor comprometimento”.
A Mensagem segue agora os trâmites legais e passa pela análise das Comissões Permanentes para, em seguida, ser discutida e deliberada em Plenário.
Acesse a íntegra da Mensagem 4.544 aqui.
Campanha de arrecadação de donativos
A Câmara Municipal de Juiz de Fora iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas pelas chuvas.
As doações de alimentos não-perecíveis, água, material de higiene pessoal, material de limpeza e colchões, telhas e lona podem ser entregues no Palácio Barbosa Lima, na Rua Halfeld, 955, das 8h às 18h.
Comments