Por Rádio Catedral
A partir de 2025, Juiz de Fora contará com uma base do Suporte Aéreo Avançado de Vida, vinculado ao Samu, que será equipada com um dos dois novos helicópteros adquiridos pelo Governo de Minas Gerais.
O anúncio foi feito durante a vistoria das aeronaves em Itajubá, no Sul de Minas. Os helicópteros são modernos e funcionam como verdadeiras Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) aéreas, com estrutura completa para salvamentos e atendimentos de urgência e emergência.
A aquisição, que envolveu um investimento de mais de R$ 160 milhões, visa ampliar a capacidade de atendimento aeromédico em todo o estado, beneficiando especialmente regiões como a Zona da Mata. Além de Juiz de Fora, outra base será criada em Governador Valadares, fortalecendo a cobertura do serviço em Minas Gerais.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, cada minuto é essencial no atendimento de urgências, e as novas aeronaves garantem uma estrutura de ponta para salvar vidas.
Os helicópteros poderão ser usados em atendimentos pré-hospitalares, inter-hospitalares, transporte de órgãos e salvamento em situações de risco, com a capacidade de resgatar simultaneamente duas pessoas A tenente-coronel Karla Lessa, comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, também elogiou as novas aeronaves.
Atualmente, o Suporte Aéreo Avançado de Vida conta com seis aeronaves, sendo o maior serviço aeromédico do SUS no Brasil. Com os dois novos helicópteros, a cobertura do Samu, tanto terrestre quanto aérea, será ainda mais eficiente, alcançando 100% do território mineiro.
Comments