Por Rádio Catedral com as informações da CNBB
O Jubileu de 2025 promete ser um marco histórico para os fiéis católicos de todo o mundo. Celebrado a cada 25 anos, a iniciativa reúne milhares de pessoas para um tempo de renovação espiritual, perdão e peregrinação.
O Papa Francisco convocou oficialmente o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, para convidar os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação.
Conheça o site oficial do Jubileu: Giubileo 2025
O Jubileu 2025 começou oficialmente com uma missa de abertura no final de 2024. A cerimônia ocorreu em Roma, na Praça de São Pedro, e foi presidida pelo Papa Francisco. Este momento marcou o início de uma jornada de reflexão e penitência para os católicos ao redor do mundo, sendo a primeira grande oportunidade para os fiéis participarem do Ano Santo.
Durante o Jubileu, a Igreja Católica abre as Portas Santas das basílicas romanas, como São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. A tradição de atravessar a Porta Santa é um símbolo de penitência e renovação espiritual. Espera-se que milhões de peregrinos, de diversas partes do mundo, se desloquem a Roma para atravessar essas portas e receber a indulgência plenária, um dos principais objetivos do Jubileu.
Grandes eventos
Mundo das Comunicações
De 24 a 26 de janeiro ocorrerá o primeiro dos 36 grandes eventos do Ano Jubilar, o 𝐉𝐮𝐛𝐢𝐥𝐞𝐮 𝐝𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬, que reunirá em Roma profissionais da comunicação de todo o mundo. Espera-se que o evento incorpore uma série de atividades que reflitam sobre o papel das comunicações na Igreja e no mundo contemporâneo.
Foram convocados a participar todos os profissionais do mundo da comunicação (jornalistas, operadores de mídia, executivos e editores, membros do Conselho de Administração, videomakers, designers gráficos, redatores, relações públicas, gerentes de mídia social, técnicos de áudio e vídeo, tipógrafos, cientistas da computação, etc.). Do Brasil são esperados que 40 profissionais participem, segundo balanço da CNBB.
Encontro com jovens comunicadores profissionais – No âmbito do Jubileu das Comunicações haverá um encontro, organizado pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, que reunirá cerca de 200 jovens representantes das Conferências Episcopais, com idades de até 35 anos, todos com experiência na área de comunicação e meios digitais. Do Brasil participam representantes da Signis Jovem, Edições CNBB, do Movimento Laudato Si’, da Ascom da CNBB, Rede Vida, e membros da redação brasileira do Vatican News.
Encontro com os presidentes das Comissões Episcopais e Diretores dos Gabinetes de Comunicação Social – Foram convidados pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, também os presidentes das Comissões Episcopais e Diretores dos Gabinetes de Comunicação Social para um encontro presencial nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. Do Brasil, participam o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, dom Valdir José de Castro.
Forças Armadas, Polícia e Segurança
O Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança (8 a 9 de fevereiro de 2025) é dirigido a todos os membros das forças militares e policiais, polícias de trânsito, operadores de segurança, veteranos, associações militares diversas, academias militares, capelanias e ordinariatos militares.
Diáconos e o Mundo do Voluntariado
O Jubileu dos Diáconos (21-23 de fevereiro de 2025) é para todos os diáconos permanentes, e o Jubileu do Mundo do Voluntariado (8-9 de março de 2025) para os voluntários de cada associação, membros de organizações sem fins lucrativos, operadores de ONGs e assistentes sociais.
Missionários da Misericórdia e outros
O Jubileu dos Missionários da Misericórdia acontece de 28 a 30 de março. Dele participam os sacerdotes selecionados de todo o mundo que receberam do Papa as suas próprias faculdades de absolver os pecados, que são da estrita competência da Sé Apostólica e de um mandato especial como pregadores durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia de 2016.
O Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde (5-6 de abril de 2025) é dirigido a todos os doentes e profissionais ligados ao mundo da saúde; o Jubileu das Pessoas com Deficiência (28-29 de abril de 2025) dirigido a todas as pessoas com deficiência, juntamente com os seus acompanhantes; o Jubileu dos Trabalhadores (1 a 4 de maio de 2025) dirigido a todos os trabalhadores de todas as categorias; o Jubileu dos Empresários (4 a 5 de maio de 2025) e o Jubileu das Bandas Musicais (10 a 11 de maio de 2025) para todos os membros de bandas militares, institucionais, amadoras, folclóricas, de cidades, desportivas, escolares e universitárias.
O Jubileu das Irmandades (16-18 de maio de 2025) acontece com os membros pertencentes às irmandades religiosas; o Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos (30 de maio de 2025 – 1 de junho de 2025), o Jubileu dos Movimentos, Associações e novas Comunidades (7 a 8 de junho de 2025) que envolverá todos os membros dos movimentos eclesiais, associações, novas comunidades e grupos de oração.
Entre os eventos, por fim, o Jubileu Santa Sé (9 de junho de 2025); o Jubileu do Desporto (14-15 de junho de 2025); o Jubileu dos Seminaristas (23-24 de junho de 2025); o Jubileu dos Bispos (25 de junho de 2025); o Jubileu dos Sacerdotes (25-27 de junho de 2025); Jubileu dos Jovens (28 de julho a 3 de agosto); o Jubileu da Consolação (15 de setembro de 2025), dirigido a todos aqueles que vivem um momento de dor e aflição, devido a doenças, lutos, violências e abusos sofridos.
Serão realizados ainda o Jubileu dos Operadores de Justiça (20 de setembro de 2025), destinado às pessoas envolvidas no mundo da justiça secular, canônica e eclesiástica; o Jubileu dos Catequistas (26-28 de setembro de 2025); o Jubileu dos Migrantes (4-5 de outubro de 2025); o Jubileu da Vida Consagrada (8-9 de outubro de 2025) que terá como protagonistas todos os religiosos e religiosas, monges e monjas, noviços e noviças. Além disso, o Jubileu da Espiritualidade Mariana (11-12 de outubro de 2025) para todos os membros dos movimentos marianos, irmandades e diversos grupos de oração. Finalmente, o Jubileu dos Coros (21-23 de novembro de 2025) e o Jubileu dos Reclusos (14 de dezembro de 2025).
Encontro Mundial das Famílias
Um dos eventos mais esperados dentro do Jubileu 2025 será o Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá em Roma no mês de junho. O Papa Francisco já anunciou a realização de uma grande celebração para reunir famílias de todas as partes do mundo, com ênfase em fortalecer os laços familiares e promover a reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas famílias católicas. O evento será uma oportunidade para renovar a importância da família no contexto da Igreja e da sociedade.
Congresso Internacional de Teologia e Espiritualidade
A teologia e a espiritualidade terão destaque no Jubileu de 2025 com o Congresso Internacional que reunirá estudiosos e teólogos de todo o mundo. O objetivo do congresso será refletir sobre a misericórdia divina, o perdão e a fraternidade, temas centrais do Ano Santo. Esse evento será uma plataforma para discussões teológicas profundas, além de ser uma oportunidade para compartilhar e aprofundar o conhecimento da fé católica.
Celebração de Vésperas e Missas Solenes
Durante o Jubileu, serão celebradas diversas missas solenes e vésperas especiais em várias cidades ao redor do mundo, com uma concentração particular em Roma. O Papa Francisco e outros líderes eclesiásticos liderarão estas celebrações, que serão marcadas por momentos de oração, cânticos e pregações que enfatizam os temas de perdão e esperança.
Beatificação de Novos Santos
Dentro do contexto do Jubileu, também são esperados novos passos na canonização de santos e beatos. Como já ocorreu em edições anteriores, o Papa Francisco pode anunciar a beatificação de novos mártires e santos, que servirão como exemplos de vida cristã e inspiração para os fiéis. A cerimônia de beatificação será um dos momentos de grande júbilo e reflexão.
Encerramento do Jubileu
O Jubileu de 2025 será encerrado, em dezembro, com uma grande missa de agradecimento na Praça de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco. Durante a cerimônia, haverá um momento de renovação dos compromissos espirituais e de renovação do compromisso com a missão da Igreja no mundo. Este evento simbólico marcará o fechamento do Ano Santo e o início de um novo ciclo de fé.
Comments