Por Rádio Catedral
Uma das cores do janeiro é o Roxo, em referência à reflexão e conscientização sobre a hanseníase. Segundo o Ministério Saúde, o Brasil está no segundo lugar no mundo em diagnóstico de novos casos. A campanha convida a superar o preconceito que causa impacto na saúde mental das pessoas diagnosticadas com a doença.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae.
É transmitida através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes com a forma infectante da doença que não receberam tratamento. Os principais sintomas são dormências, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; presença de lesões de pele, como caroços e placas pelo corpo, com alteração da sensibilidade; e diminuição da força muscular.
O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e epidemiológicos, com exames que identificam as bactérias presentes na região ou um que estudam os materiais retirados das lesões do paciente.
Na suspeita, é necessário buscar atendimento de saúde. Hanseníase tem tratamento e cura, quanto antes for diagnosticada, e há oferta dos remédios e acompanhamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Cuidado com a saúde mental do paciente
Thais Knopp, professora do curso de Psicologia da Estácio, comenta os os principais sentimentos que os pacientes relatam ao receber o diagnóstico da doença.
Quais estratégias podem ser adotadas por familiares, amigos e a sociedade para reduzir o preconceito e apoiar emocionalmente quem sofre com a doença?-----------------------------------
Thais Knopp reforça que a socialização ajuda a desenvolver resiliência emocional do paciente e, por isso, o isolamento deve ser evitado.
Neste ano, o Ministério da Saúde definiu "Hanseníase: conhecer e cuidar de janeiro a janeiro" como tema da Campanha do Janeiro Roxo, destacando a importância da vigilância contínua da doença. E o primeiro mês do ano também foca na saúde mental com a campanha Janeiro Branco. Thais Knopp reitera a necessidade de iniciativas para divulgar de informações corretas para combater o estigma e se cuidarem
Na próxima terça-feira, 28 de janeiro, a Farmácia Central vai promover uma ação de saúde com foco na hanseníase. A atividade será das 9h às 12h. A Farmácia Central fica na Av. Presidente Itamar Franco 982, Centro, perto do Procon.