Por Rádio Catedral
Janeiro é conhecido como o mês dos recomeços, das resoluções de ano novo e do planejamento de metas. Mas, enquanto muitos se dedicam a cuidar do corpo e da carreira, um aspecto fundamental ainda é deixado de lado: a saúde mental.
O chamado Janeiro Branco, que completa 10 anos em 2024, surgiu com a missão de mudar isso, como explica a coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, Juliana Gomes.
Segundo Juliana Gomes, a campanha é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância do cuidado integral e do discernimento entre tratamento psicológico e medicamentoso.
Juliana Gomes ressalta que o mês de janeiro, sempre voltado para a busca de metas e embora cheio de esperanças, pode ser uma armadilha emocional para muita gente.
A campanha do Janeiro Branco também reforça a importância de identificar sinais de alerta, como falta de energia, isolamento e perda de interesse em atividades antes prazerosas. Esses podem ser indicativos de que é hora de buscar ajuda profissional, como destaca Juliana Gomes.
Comments