Por Rádio Catedral
Na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, uma mesa redonda de especialistas vai discutir o uso da Inteligência Artificial (IA) no processo eleitoral de 2024 no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora sediará sob a coordenação da jornalista e doutora em Ciências Sociais, Tâmara Lis, o professor Anderson Cruz, cientista de dados e matemático e o professor Claudio Santos, advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados. No evento que é gratuito e aberto aos interessados será abordado o cenário das eleições 2024 diante da emergência da inteligência artificial.
Com o advento das tecnologias de IA, as eleições têm sido impactadas de diversas formas, desde a coleta e análise de dados até a comunicação política. Nesse cenário, o debate sobre as implicações jurídicas, tecnológicas e comunicacionais torna-se essencial para uma compreensão mais ampla e crítica desse fenômeno.
O professor Anderson Cruz, que também é docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, levará sua expertise em ciência de dados para elucidar como os algoritmos de IA estão sendo aplicados no processo eleitoral, desde a segmentação de eleitores até a previsão de resultados.
Já a professora Tâmara Lis, conhecida por suas pesquisas sobre comunicação e sociedade, abordará a influência da IA na comunicação política e os desafios éticos e democráticos que isso apresenta.
O professor Claudio Santos levará ao evento uma análise jurídica sobre o uso da IA nas eleições, discutindo questões como privacidade de dados, transparência e accountability (responsabilidade), além de apresentar as regulamentações vigentes e os desafios para a criação de leis que garantam a integridade e a legitimidade do processo eleitoral.
O evento que vai discutir o uso da Inteligência Artificial (IA) no processo eleitoral de 2024 acontecerá no Auditório Guimarães Rosa, no 3º andar do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. O endereço é Av. Presidente João Goulart, 600 - Cruzeiro do Sul.
A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. A aula aberta, segundo a organização, promete ser uma oportunidade única para estudantes, profissionais e interessados no tema debaterem e se atualizarem sobre os desafios e perspectivas da utilização da IA nas eleições.
Comments