top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta (16)

*Por Rádio Catedral

*Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (16). Os interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, podem fazer o cadastro na Página do Participante. O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser pago até 21 deste mês.

O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início de junho. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.

Para muitos estudantes que já se inscreveram no exame, o foco agora vai para os estudos. Até a data da prova a impressão é que há muito tempo, mas o conteúdo cobrado é extenso. Por isso, a doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia da Estácio, Francisca Pires, dá algumas dicas. A primeira delas é se estudar até o ultimo segundo é o ideal.


A doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia da Estácio dá dicas de um bom roteiro de estudos.


Há aqueles que prefiram assistir lives e aulas para se prepararem para o Enem. Mas segundo Francisca Pires, o bom e velho resumo também é uma ferramenta utilizada por muitos.


Para os dias de aplicação da prova, Francisca Pires indica quais questões devem ser feitas primeiro, as mais fáceis ou as mais difíceis.


As avaliações do Enem, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, terão uma duração mínima de 5h30. O local da prova é disponibilizado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será divulgado pelo Inep em uma data mais próxima da aplicação do exame.

Na região, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é critério de seleção para os novos alunos das Universidades Federais de Juiz de Fora, Viçosa, São João del-Rei e para os cursos do Instituto Federal do Sudeste de Minas. E ainda é critério para inclusão no Programa Universidade para Todos (Prouni). As instituições de ensino privadas também utilizam o exame como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page