Atendimento será neste sábado (7) na Unidade Dom Bosco. Vagas limitadas.
Por Rádio Catedral
Chegamos ao último mês do ano, conhecido como “Dezembro Laranja”, devido à campanha anual de prevenção ao câncer de pele.
Em Juiz de Fora, um mutirão de prevenção e diagnóstico será realizado no sábado (7), das 9h às 15h, na Unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Quem notar sinais e lesões na pele pode comparecer ao mutirão, que contará com médicos e residentes do Serviço de Dermatologia do HU-UFJF, além de voluntários, como explica a médica Suélia Longo, dermatologista e coordenadora do mutirão
Suélia Longo destaca que, com a proximidade do verão, os cuidados precisam ser redobrados para evitar problemas futuros.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele desde 1999, promovendo a conscientização pública. Atualmente, o câncer de pele não melanoma é o tumor maligno mais comum no Brasil, representando 31% dos casos, como explica a médica Suélia Longo.
A dermatologista explica que qualquer pessoa pode ter câncer de pele em razão do clima tropical do Brasil, mas existem fatores que podem aumentar os riscos.
Suélia Longo também destaca que nem toda pinta é câncer de pele, mas é preciso ficar atento.
O diagnóstico do câncer de pele é feito a partir de um exame clínico, bem simples, explica Suélia Longo.
Os pacientes com suspeita de câncer de pele atendidos no sábado serão encaminhados para atendimento especializado e realização de biópsia cutânea para confirmação do diagnóstico e definição da melhor conduta terapêutica.
Comments