Por Rádio Catedral
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu um processo administrativo disciplinar para apurar uma denúncia de assédio dentro da instituição.
O caso foi divulgado em primeira mão pelo jornalista Matheus Brum e pelo Plantão JF nesta segunda-feira (5) e apurado pela Rádio Catedral nesta terça (6).
Em nota, o HU confirmou que houve a denúncia de que um funcionário teria filmado uma residente sem autorização nas dependências da instituição. A Rádio Catedral questionou se o suspeito foi afastado ou remanejado de funções. No entanto, o HU esclareceu que, no momento, não pode divulgar outras informações e detalhes porque o processo administrativo já instaurado para apurar fatos e responsabilidades está sob sigilo.
Ainda na nota, a instituição explicou que, tão logo o processo seja concluído, serão tomadas todas as providências cabíveis e necessárias. E ressaltou que não compactua com qualquer tipo de assédio e realiza campanhas permanentes de orientação dentro da instituição para prevenir e combater assédio moral e sexual.
O HU da UFJF confirmou que a Polícia Militar foi acionada, houve o registro de um boletim de ocorrência no mesmo dia do ocorrido, e a instituição desde o início está colaborando com a investigação e prestando todo o apoio à residente.
Posicionamentos das autoridades policiais
Em resposta à Rádio Catedral, a Polícia Militar informou que apenas a assessoria do HU poderia se manifestar sobre o caso.
Já a Polícia Civil explicou que a ocorrência foi registrada pela PM como “Registro não autorizado da intimidade” e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Nesta situação, não há condução dos envolvidos à Delegacia e o caso é encaminhado diretamente ao Judiciario.
Comments