Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi celebrado nesta quarta-feira, 26 de abril.
Por Fabíola Castro
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica que eleva os níveis da pressão sanguínea nas artérias. A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é também fator de risco para diversas outras doenças.
De acordo com o Ministério da Saúde o problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Nesta quarta-feira, 26 de abril, foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
O Enfermeiro Oswaldo Alves Junior, que é responsável técnico da Acispes em Juiz de Fora, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 27, falou sobre a Hipertensão Arterial, causas, consequências e cuidados.
Confira:
Como a hipertensão é caracterizada?
A hipertensão arterial pode ter causa primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde? É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado?
Quais sintomas a hipertensão causa? Quais sinais de que ela está alterada?
Quais as principais causas e fatores de risco para a hipertensão?
Como é o tratamento, quais cuidados devem ser tomados?
A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Quais complicações podem acontecer quando a pressão fica ou está descontrolada?
E quanto à prevenção e controle. O que fazer?
Na Acispes, quais serviços são oferecidos no eixo do tratamento de hipertensos? E nesta semana, por conta do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, quem passa pelo local recebe informações, orientações?
Lembrando que os atendimentos nas Acispes - localizada na Rua Ataliba de Barros, 5 - bairro São Mateus -, são agendados via Unidades Básicas de Saúde ou ainda pelos municípios que são conveniados com o consórcio de saúde.
Os cuidados com a pressão arterial para que não aconteçam problemas mais graves de saúde são fundamentais, principalmente para quem já tem predisposição à doença. Medir a pressão regularmente é uma maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano, conforme orientação do Ministério da Saúde. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano. A pressão está alta, conforme destacado pelo Enfermeiro na entrevista, quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Comments