top of page

Governador de MG chega a JF nesta quarta (22) para lançamento de base aérea do SAMU e Corpo de Bombeiros

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Por Rádio Catedral


Otávio Coutinho

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participa, nesta quarta-feira, dia 22, em Juiz de Fora, do lançamento da pedra fundamental da 5ª Companhia Especializada de Operações Aéreas e Suporte Avançado de Vida (CEOA/SAAV/JF). A cerimônia ocorrerá às 14h, no Aeroporto da Serrinha, e marca o início das obras de uma base integrada do SAMU e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

 

A nova estrutura está sendo considerada um marco na saúde pública das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul, abrangendo 198 municípios consorciados ao CISDESTE e ao CISRU, com uma população estimada em 3  milhões e 200 mil pessoas.


A base sediará um hangar para helicópteros, destinados ao atendimento de urgência e emergência, garantindo deslocamento rápido de equipes médicas e pacientes, e reduzindo o tempo de resposta em situações críticas.


Esforço conjunto

 A obra, que tem custo estimado de 4 milhões de reais, foi viabilizada por um esforço conjunto entre o Ministério Público, o Governo de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, as Regionais de Saúde e os consórcios intermunicipais. Cada um dos 198 municípios contribuiu com uma taxa de R$ 1,53 por habitante.


 O projeto foi elaborado pelo Corpo de Bombeiros, e a licitação conduzida em setembro de 2024 pelo CISDESTE contou com a participação de 11 empresas. A construtora vencedora, sediada em Juiz de Fora, será responsável por executar a obra, que tem previsão de conclusão entre 8 e 12 meses, com a operação prevista para o primeiro trimestre de 2026.


Leia mais:


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page