O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece roteiros especiais de visitação para professores e alunos entrarem em contato direto com espécies nativas e raras de Mata Atlântica, além de conhecerem mitos e histórias da floresta. Para isso, profissionais interessados em levar suas turmas já podem agendar visitas ao Jardim.
O formulário on-line para a inscrição já está disponível no site do Jardim Botânico. No total, são cerca de 80 vagas para os meses de abril, maio e junho. A agenda para os meses seguintes será aberta no início do segundo semestre.
As visitas escolares ocorrerão de terça a sexta, com duração máxima de três horas, no período da manhã, das 8h às 11h, ou no período da tarde, das 13h às 16h. Em cada turno, serão permitidos até 45 alunos e mais 5 professores e acompanhantes. A primeira data disponível para visitação escolar é o dia 16 de abril.
O público em geral poderá visitar o jardim, sem necessidade de agendamento, a partir da tarde do dia 12 de abril, após a solenidade de abertura para convidados. Nos passeios agendados, as escolas podem escolher dentre cinco roteiros preparados pela equipe de educação ambiental ou optar por percurso livre.
O Jardim Botânico terá mais um dia de funcionamento. Em vez de abrir apenas de terça a sexta-feira, o espaço receberá visitantes também aos domingos. Em todos esses dias, a visita gratuita será das 8h às 17h, com última entrada às 16h30.
Com cerca de 82 hectares de extensão, o Jardim Botânico está localizado na área da mata do Krambeck, importante ponto ecológico da cidade. Dentro do espaço do jardim, estão presentes mais de 400 espécies nativas, incluindo populações raras ou em extinção. Os visitantes terão acesso a cerca de 10 hectares da área total, que incluem lagos, trilhas, bromeliário, orquidário, galerias de arte e uma casa sustentável, que permite a experiência de uma moradia ecológica.
A entrada do Jardim Botânico é pela Rua Coronel Almeida Novais 246, no Bairro Santa Terezinha.
*Fonte: www.ufjf.br
Comentarios