Por Rádio Catedral
A previsão do tempo para esta semana é de temperaturas amenas a baixas e dias mais frios. Além disso, já está em vigor o reajuste da tarifa da Cemig em 6,70% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pergunta que fica: como economizar energia, mesmo quando a tendência é de aumento de consumo?
No entanto, segundo Welhiton Adriano de Castro Silva, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, o caminho é o consumo consciente dos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
Outra dicas do engenheiro de Eficiência Energética envolvem as lâmpadas e a forma de usar a geladeira nas residências.
Aumento da tarifa
Entrou em vigor na terça-feira (28) o reajuste da energia elétrica em Minas Gerais. A cemig foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aumentar a conta em 6,70% para os cerca de 7,8 milhões clientes residenciais.
Conforme o contrato de concessão, o reajuste tem validade de um ano. O cliente da Cemig vai perceber o reajuste total a partir da fatura de junho com vencimento em julho de 2024. Em junho, os consumidores pagarão uma parte do consumo ocorrido antes de 28 de maio, ainda conforme a tarifa antiga, e a outra parcela do consumo já com o novo valor.
Dicas da Cemig para de economia de energia em período de quedas de temperatura
Outra dica recomendável é, ao se utilizar a máquina de lavar roupas, colocar de uma só vez a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante, diminuindo assim a quantidade de vezes de utilização do eletrodoméstico. O ferro elétrico também só deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupas para passar.
Além disso, deve-se evitar utilizar esse equipamento em horários em que muitos outros estiverem ligados. A utilização de vários equipamentos ao mesmo tempo pode sobrecarregar a rede de energia elétrica da residência, devido à soma das potências, podendo causar o desligamento automático do disjuntor.
Outra atenção que os clientes precisam ter é com os equipamentos no modo de espera. Nesta condição, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, mas seria como uma torneira pingando 24 horas, todos os dias, e essa água não é utilizada. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada.
A Cemig destaca que ao comprar aparelhos eletrodomésticos, o cliente deve buscar aqueles mais eficientes - com a etiqueta do Procel de categoria A, além de substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED - o que pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo com iluminação.
Commentaires