top of page

Diocese de Valença (RJ) comemora 100 anos de fundação

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

Houve agradecimento à Arquidiocese de Juiz de Fora, formadora dos atuais e futuros presbíteros "Generosidade de acolhida"


Por Rádio Catedral

Fotos: Silvia Carvalho/Rádio Catedral
Fotos: Silvia Carvalho/Rádio Catedral

Neste domingo (27), a Diocese de Valença, no Rio de Janeiro, celebrou o centenário de fundação. E a festa teve um agradecimento à Arquidiocese de Juiz de Fora, pela acolhida na formação de futuros sacerdotes para aquela Igreja Particular.


A Diocese de Valença foi criada em 27 de março de 1925 pela Bula Apostolico Officio do Papa Pio XI, desmembrada das então Dioceses de Niterói e Barra do Piraí (hoje Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda), tendo como primeiro bispo Dom André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.


Atualmente, engloba nove municípios: Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença e Vassouras, com 27 paróquias e 315 comunidades.


A data foi celebrada com uma Missa Solene Campal na frente da Catedral de Nossa Senhora da Glória, precedida por uma caminhada que saiu da Igreja do Rosário dos Homens, reunindo centenas de fiéis de todas as paróquias, sob a proteção da imagem de São Sebastião, padroeiro da Diocese. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira, e reuniu bispos de outras dioceses, padres, diáconos e seminaristas, além de uma multidão.


Em entrevista à Rádio Catedral, Dom Nelson destacou a alegria de viver este momento e a importância de transmitir para as próximas gerações o legado de tantos que contribuíram para a história da Diocese.



Para Dom Gilson Andrade da Silva, bispo da Diocese de Nova Iguaçu e presidente da Regional Leste 1 da CNBB, o momento é de revisitar a história.






Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, destacou duas palavras para marcar o momento de festa dos cem anos da Igreja Particular de Valença: gratidão e compromisso.


Dom Nelson Francelino Ferreira fez questão de fazer um agradecimento especial à Arquidiocese de Juiz de Fora, onde são formados os seminaristas da Igreja de Valença.



Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page