Por Roberta Oliveira
Sete de julho é o Dia Mundial do Chocolate. A data comemora a chegada dessa iguaria na Europa, no século XV.
Feito a partir da amêndoa torrada e fermentada do cacau, começou a ser utilizado na civilização Olmeca e depois chegou aos Maias e Astecas, que viviam onde atualmente é o México e Guatemala. Para estes povos, beber chocolate era considerado sagrado e fazia parte de cerimônias rituais, onde era servido com especiarias e mel.
O chocolate atua como estimulante na produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, humor e que ajuda no combate à angústia e ao estresse. O alimento também é rico em minerais, como zinco, selênio e magnésio, que ajudam na regulação de várias funções do organismo.
Há diferentes tipos de chocolates, o fator que determina é a porcentagem da presença de cacau. Quanto mais cacau, melhor o impacto no organismo como explica a Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Especialista em Nutrição Humana e Saúde e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, Patrícia Rodrigues.
E Patricia Rodrigues orienta aos os pais e mães sobre a partir de quando uma criança pode comer chocolate e opções para o consumo ser saudável.
O consumo moderado também é orientação para os adultos, por ser um alimento calórico que pode impactar na saúde, como explica a coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, Patrícia Rodrigues.
Quer dicas de receitas com chocolate? Confira as sugestões do Bom Apetite
Comments