Por Rádio Catedral

Neste sábado, dia 15, é comemorado o dia do consumidor. Uma boa data para destacar os direitos dos consumidores, muitas vezes desconhecidos por boa parte da população. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 1990, garante uma série de proteções para evitar abusos por parte de fornecedores de produtos e serviços.
Entre esses direitos estão a informação clara e adequada sobre produtos, a proteção contra publicidade enganosa e a garantia de qualidade e segurança em todas as compras. Apesar dessas garantias, muitos consumidores ainda enfrentam dificuldades para fazer valer seus direitos.
Para esclarecer essas questões, conversamos com a professora do curso de Direito da Estácio e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Lilia Nunes, que traz alguns exemplos de direitos que, muitas vezes, são desconhecidos dos consumidores.
Lilia Nunes também esclarece sobre produtos e cartões de crédito que chegam à casa dos consumidores, sem que tenham sido solicitados.
Lilia Nunes ainda explica qual deve ser o primeiro passo caso o consumidor se sinta lesado.
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