Por Roberta Oliveira
Quem visita o Memorial da República Presidente Itamar Franco descobre muito sobre a vida do político de família juiz-forana que se tornou presidente do Brasil há 30 anos. Os visitantes mais atentos percebem um aspecto curioso: ele era devoto fervoroso de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Todas as fotos desta matéria foram cedidas pelo Memorial da República Presidente Itamar Franco e não podem ser reproduzidas sem autorização da Instituição.
O engenheiro que se tornou prefeito, governador, senador e presidente herdou a devoção da mãe, Itália Cautiero, como explica Lílian Andrade, que trabalha na divisão de Arquivo do Memorial Itamar Franco em Juiz de Fora.
A devoção o acompanhou durante a vida. Na reprodução do escritório dele no Memorial em Juiz de Fora, há uma imagem de Santa Teresinha na estante.
Esta mesma imagem sempre estava por perto onde quer que Itamar estivesse, inclusive durante o exercício de cargos públicos, como a vice-presidência e a presidência, como ficou registrado em várias fotografias que estão no acervo, que foram cedidas à nossa reportagem.
Além desta imagem, há outra, menor, guardada em uma gaveta junto com o registro da primeira comunhão, terços e itens religiosos que pertenceram a Itamar. Lilian Andrade conta que havia uma terceira imagem.
Além disso, há fotos de uma viagem de Itamar Franco, durante a presidência, a Patos de Minas, onde ele recebeu uma bênção na Igreja Santa Teresinha. A crença de Itamar Franco na intercessão de Santa Teresinha era tão conhecida, que ele ganhou livros sobre ela de presente.
De acordo com Lilian Andrade, estas são as informações conhecidas a respeito da devoção de Itamar Franco por Santa Teresinha. Ela destaca que o acervo pessoal do presidente que implantou o Plano Real ainda está sendo organizado conforme as normas museológicas. As pessoas interessadas em pesquisar o tema podem entrar em contato com o Memorial.
Itamar Franco morreu em 2 de julho de 2011, aos 81 anos. A nota de pesar divulgada pela Arquidiocese na época, assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira dizia:
“Sabe-se que Itamar Franco em sua vida de fé cristã era devoto de Santa Terezinha e tinha pela doutora da Igreja nobre apreço”.
Conforme informações do Memorial, entre as missas de sétimo dia, houve uma na Igreja Santa Teresinha, no Bairro Santa Terezinha em Juiz de Fora. No mesmo dia, em 8 de julho de 2011, as cinzas de Itamar Franco foram depositadas no túmulo da família no Cemitério Municipal, ao lado da mãe, que incentivou a devoção à santa de Lisieux.
댓글