top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Conselho Superior inicia discussão sobre política de enfrentamento ao assédio na UFJF

Por Rádio Catedral


O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou a análise da proposta de uma política de enfrentamento ao assédio na instituição. O texto segue nesta etapa, na próxima reunião que não possui data prevista para ocorrer.


A elaboração da minuta começou em setembro de 2022, se tornou um Grupo de Trabalho, em abril de 2023 e foi concluída em março deste ano. O documento compila disposições sobre o tema, planos de sensibilização e capacitação para a comunidade universitária, protocolos para o tratamento de casos de assédio e apoio às vítimas, além de outras diretrizes para combater as violências no ambiente acadêmico. O parecer do processo foi apresentado pela diretora da Faculdade de Serviço Social, Marina Monteiro de Castro e Castro.


A construção do documento teve ampla colaboração das entidades representativas, que discutiram as propostas junto às suas bases e trouxeram o ponto de vista de discentes e servidores. O objetivo é que a política se traduza em iniciativas práticas, com início imediato após a aprovação, e tenha o monitoramento e colaboração de uma comissão composta para esse fim.


Entre as propostas da minuta, está a unificação de um fluxo de atendimento às denúncias de assédio e outras violências. Alguns setores, como as pró-reitorias de Assistência Estudantil, de Gestão de Pessoas, as direções, coordenações de unidades e entidades, são portas de entrada para o acolhimento das vítimas.


Entretanto, para formalizar a denúncia, é necessário recorrer à Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas ou ao Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. É a partir desse registro que os casos são investigados pela instituição.


A Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas funciona no prédio da Reitoria e atende pelo (32) 2102-3380 ou pelo e-mail ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.br. Sempre é garantido sigilo em relação às denúncias.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page