Por Rádio Catedral
Atenção artesãos interessados em participar da terceira edição da Feira Roza Cabinda de Artesanato, em Juiz de Fora: as inscrições começam nesta quinta (24).
Os interessados devem se apressar porque o prazo de inscrição termina na sexta (25). A organizadora, Vanessa Cupertino, explica que a participação e gratuita e orienta quem pode se inscrever e como se candidatar a uma das vagas
Vanessa Cupertino destaca a novidade deste ano e a expectativa de ser uma vitrine para os participantes selecionados.
As mesas deverão ter, no máximo, a medida de dois metros por um. O sorteio para definir a ordem de ocupação das vagas será no dia 5 de novembro, às 10h, no Anfiteatro João Carriço, no Paço Municipal.
Quem foi Roza Cabinda?
A feira foi batizada em homenagem à Roza Cabinda, mulher negra escravizada que servia a Carlota Halfeld, esposa do comendador Henrique Halfeld. Roza foi a primeira escravizada na cidade a acionar a Justiça na luta por direitos. Após a morte de Carlota, ela tentou comprar a liberdade, como autorizado pela esposa do comendador. No entanto, Henrique Halfeld negou a permissão, alegando que a quantia oferecida era insuficiente. No entanto, Roza conseguiu, na Justiça, adquirir a alforria pelo valor que havia proposto e se tornou um símbolo de coragem e resistência.
Comentarios