top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Começa piracema e PM do Meio Ambiente intensifica fiscalização

Por Rádio Catedral


Já entrou em vigor a restrição à pesca de peixes nativos nas bacias hidrográficas de Minas Gerais devido ao período da piracema. Esse é o momento em que várias espécies de peixes migram para as cabeceiras dos rios, garantindo a continuidade do ciclo reprodutivo. A medida segue até 28 de fevereiro de 2025, conforme as portarias do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

Durante a piracema, somente espécies exóticas e híbridas podem ser pescadas, com limite diário de três quilos mais um exemplar por pescador. A pesca é restrita a equipamentos específicos, como linha de mão com anzol, vara, carretilha ou molinete, com o uso de iscas naturais ou artificiais.

 

Redes e outros aparelhos que capturam múltiplos peixes estão proibidos, e a atividade deve ser realizada a uma distância mínima de locais estratégicos, como confluências de rios e barragens. É o que explica o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente, tenente Lucas Carvalho.



 A fiscalização será intensificada em todas as bacias hidrográficas do estado, com o uso de embarcações e drones para auxiliar as operações.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page