Por Rádio Catedral
A partir desta terça-feira (6), a EPR Via Mineira inicia as operações na BR-040, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, assumindo a concessão do trecho autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E entra em vigor o aumento do valor do pedágio de R$ 6,30 para R$ 12,70 nas praças instaladas em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT fala que o reajuste foi de acordo com os investimentos previstos na rodovia.
José Carlos Cassaniga, diretor presidente do grupo EPR, detalha os descontos previstos para pessoas que passam frequentemente pela BR-040.
José Carlos Cassaniga enumera as prioridades nos primeiros 100 dias à frente da concessão
do trecho que começa no entroncamento com a BR-356, em Belo Horizonte, e segue até o bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. No total, são 232,1 km que atravessa diretamente 15 municípios mineiros, onde moram 3,5 milhões de pessoas.
O contrato entre o governo federal e a EPR Via Mineira prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões nos próximos 30 anos. Entre as melhorias, R$ 5,2 bilhões serão investidos em duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; uma rampa de escape; 14 km de ciclovias; 17 barreiras acústicas; 7 caixas para produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD); 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 8 passarelas.
Conforme a ANTT, o contrato prevê a instalação de nova iluminação em trechos com curvas de baixa visibilidade; 117 câmeras de circuito fechado de TV e 20 em passarelas; um sistema de monitoramento meteorológico; três ambulâncias Tipo C e duas Tipo D e a possibilidade de migrar do sistema de cobrança convencional para o eletrônico através do sistema de livre passagem (Free Flow).
Em coletiva na semana passada, a direção da EPR Via Mineira anunciou uma série de ações prioritárias para melhorar as condições da rodovia e garantir a segurança dos usuários de forma mais imediata possível. Afresagem e recomposição do pavimento serão iniciadas entre os km 544 e km 635, de Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete. A sinalização vertical e horizontal será significativamente melhorada em pontos críticos, entre os quilômetros 544 e 564, a implantação de balizadores refletivos no km 572 e no Trevo de Moeda (km 575 ao 576), e a implantação de sonorizadores na Curva da Celinha (km 586 ao 587).
Além disso, haverá uma manutenção da drenagem e da faixa de domínio, com operações de limpeza e desobstrução de pistas para prevenir problemas decorrentes das chuvas e outras intercorrências.
As praças de pedágio e Bases de Serviços Operacionais (BSOs) serão modernizadas, garantindo melhores condições de trabalho para os colaboradores e um atendimento mais eficiente para os usuários.
Por fim, ações emergenciais serão implementadas para recuperar áreas com risco de deslizamento e passivos ambientais, especialmente nas regiões de Santos Dumont e Juiz de Fora.
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