top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Abertas inscrições para alistamento voluntário feminino. Há vagas para Juiz de Fora.

Por Rádio Catedral, com Agência Brasil


Divulgação/Exército Brasileiro

O alistamento militar voluntário feminino nas Forças Armadas foi aberto e o prazo para as inscrições facultativas vai até 30 de junho. Podem se candidatar mulheres nascidas no ano de 2007, que completam 18 anos em 2025. As interessadas devem residir em um dos 28 municípios estabelecidos em portaria do Ministério da Defesa, entre eles Juiz de Fora.

 

A incorporação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026, entre 2 a 6 de março, ou no segundo semestre, entre 3 e 7 de agosto. A duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

 

 O número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário crescerá progressivamente até que atinja 20% das vagas. Este ano estão sendo oferecidas 1.465 vagas - 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A expectativa é a de  que sejam aumentados progressivamente esses números, até que se atinja um índice de 20% das vagas do serviço militar.

 

As jovens que se candidatarem devem fazer a seleção que inclui entrevista, testes físicos e exames de saúde.  O alistamento pode ser feito presencialmente na junta de Serviço Militar.

 

O alistamento de mulheres era inédito no Brasil, mas já havia o ingresso de mulheres nas carreiras militares desde a década de 1980. Atualmente, 37 mil mulheres trabalham nas Forças Armadas, o que corresponde a 10% do efetivo, principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística.

A Junta do Serviço Militar de Juiz de Fora funciona na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), localizada no Shopping Jardim Norte, na Avenida Brasil, 6345.

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page