top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

A vocação de evangelizar e conectar pessoas a Deus pela música: a história da Banda Jovens da Luz

Por Roberta Oliveira

Integrantes da Banda Jovens da Luz, Ministério da Música na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Juiz de Fora | Foto: Instagram

No mês das vocações, a quarta semana reflete sobre a vocação dos leigos. E um chamado é para louvar a Deus cantando.


Por isso, o Jornal Boa Nova apresentou a história do Ministério Jovens da Luz, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora.


A Banda Jovens da Luz atualmente é formada por Aline Ferreira, no vocal e violão; Bruno Ribeiro, Naiara Gonçalves e Carolina Lawall, nos vocais; Lucas Lima e Jonas Silva no violão.


Música, fé e a vida

Tudo começou oficialmente em 26 de fevereiro de 2006. As sementes do interesse dos jovens da paróquia pelo canto já estavam presentes e levou ao florescimento do Ministério Jovens da Luz, como conta Aline Ferreira.


Ao longo dos 16 anos, a Banda Jovens da Luz teve várias formações. Aline Ferreira destacou que duas coisas permaneceram: os laços entre eles e o impacto do ministério da música na própria experiência de fé.


Entre os integrantes que passaram pela Banda Jovens da Luz, está o cantor sertanejo Ranyere. E como ele, Aline Ferreira comenta como o Ministério permitiu aflorar não apenas a vocação religiosa, mas ter a música como a guia do caminho na vida.


Lucas Lima analisa outros dois fatores: o espaço que a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes oferece a este ministério e também o interesse dos integrantes em se aperfeiçoar para louvar a Deus através da música.



“Quem canta o louvor, não apenas canta, mas louva com alegria”


Esta frase vem de um comentário de Santo Agostinho sobre o Salmo 72. Neste sentido, Naiara Gonçalves, de 30 anos, destaca o que representa para ela ser uma das integrantes do grupo Jovens da Luz.


Para Carolina Lawall, de 26 anos, a música é um combustível para viver a conexão com Deus e também um chamado que ajuda na vivência da fé em outras pessoas que ouvem as canções durante a liturgia.


O músico e empreendedor na parte de som e iluminação, Jonas Silva, de 27 anos, sempre encontra um tempo entre os vários eventos em que trabalha para estar nas missas para tocar com o grupo. E tem um motivo especial: atender ao chamado que recebeu de Deus.


O grupo toca nos terceiros e quartos domingos do mês e na quinta sexta-feira - quando há - nas missas da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida JK, 790, no bairro Francisco Bernardino.


Banda Jovens da Luz Foto: Instagram


91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page